Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Acordo Ortográfico - Acentuação (primeira parte)

           ACENTUAÇÃO

           Vejamos o que mudou...

           a) O acento dos ditongos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba) deixa de existir. Observe alguns exemplos abaixo:

           ANTES - alcalóide         DEPOIS - alcaloide

           ANTES - bóia                DEPOIS - boia

           ANTES - idéia                DEPOIS - ideia

           ANTES - geléia              DEPOIS - geleia

           ATENÇÃO!!!
           Essa regra é válida apenas para as paroxítonas (desde que não terminadas em i, is, ã/ãs, ão/ãos, us, l, um/uns, n, ps, r,x, como em destróier, que manterá o acento), logo, continuam a ser acentuadas as palavras oxítonas e os monossílabos tônicos terminados em éis, éu, ói, óis. Exemplo: anéis, papéis, herói, heróis, céu.

           b) As letras i e u tônicas perdem o acento quando vierem depois de um ditongo, encontro de uma semivogal e uma vogal ou uma vogal e uma semivogal). Observe: 

           feiúra - feiura     bocaiúva - bocaiuva

           ATENÇÃO!!!
           Essa regra vale somente para palavras paroxítonas. Se a tonacidade for na última sílaba (oxítona), a regra não se aplicará. Observe os casos que permanece o acento: Piauí, Tatuí, tuiuiú, etc.   

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O alfabeto passa a ter 26 letras e não usamos mais o trema

           Com o Novo Acordo Ortográfico o nosso alfabeto passou a ter 26 letras. As letras k, w e y passaram a fazer parte do sistema ortográfico da língua portuguesa.

            ALFABETO: A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Z

            As letras k, w e y são usadas nos seguintes casos:

            a) Na escrita de símbolos de unidades de medida: W (watt), km (quilômetro).

            b) Na escrita de nomes próprios e palavras estrangeiras e seus derivados: Darwin, darwinismo, Wagner, softwarw, check-up, playboy.


            QUANTO AO TREMA...

            Desaparece o trema ¨, sinal que indicava a sonorização do u após a letra q ou g.

            Exemplos: agüentar - aguentar; bilíngüe - bilíngue; lingüiça - linguiça; etc.

            FIQUE LIGADO *
            A pronúncia permanece a mesma, assim como a escrita de palavras estrangeiras e nomes próprios, em que o sinal é usado na língua de origem. Exemplo: Müller    

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Nova ortografia

           Aconteceu em 16 de dezembro de 1990, um encontro, uma reunião para estabelecer um novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa que foi assinado por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste. O objetivo desse acordo foi o de unificar a ortografia da língua portuguesa nesses países, portanto, restringe-se a língua escrita e não atrapalha em nenhum aspecto a língua falada.
           Foram alteradas algumas regras ortográficas a fim de simplificar a comunicação escrita entre os povos lusófonos (países em que a língua portuguesa é falada e escrita).

           Colocarei algumas alterações do novo acordo ortográfico diariamente no blog.    

Qual é o seu valor?

           Será verdade que só temos valor em razão do dinheiro que temos no bolso? Valemos pelo que somos ou pelo que temos?
           Creio que no mundo de hoje, somos bem mais valorizados pela nossa conta bancária. É mais ou menos assim: se temos dois reais no bolso, valemos dois reais; se temos cem reais, é isso que valemos.
           Rose era uma menina bonita e esforçada, mas que não trabalhava fora. Ela vivia com seus três filhos e seu marido na casa de sua sogra, Dona Etelvina. Lá, ela cozinhava, lavava, passava, faxinava, além é claro, de cuidar dos filhos. Porém, isso não tinha o menor valor para as pessoas ao redor. 
           Então, Rose começou a se sentir diminuída, cansada e muito triste. Qualquer coisa era motivo para desentendimento com o marido. A bonita moça já não aguentava mais.
           Os dias passavam e nada mudava...
           Sempre a mesma coisa, aquela rotina.
           Até que num belo dia, sem que ela esperasse, algo aconteceu. O telefone tocou e para surpresa de Rose, era de uma empresa conceituada no mercado, chamando-a para uma entrevista. Rose não acreditou, pois tinha tanto tempo que enviara o currículo...
           Que felicidade! Viu uma luz no fim do túnel. Pensou que finalmente tornaria- se alguém para os outros. 


           Comentando: Não se sinta diminuída por causa dos outros, corra atrás dos seus objetivos por você, mude por você, sorria por você e seja feliz! Tudo POR VOCÊ!!! Tudo acontece no momento certo!!!

domingo, 7 de novembro de 2010

Decepção

            Que palavra feia, né? Mas infelizmente a vida não é feita só de palavras e coisas belas.
            Recentemente, sentimentos misturaram-se dentro de mim sem pedir licença. Percebi que isso pode acontecer a qualquer um.
            Era uma manhã de sábado e estávamos reunidos (eu, meu marido e meus filhos) na sala de estar. Foi um pouco depois do café-da-manhã...
            Meu marido chamou sua prima para perguntar se ela venderia o carro que fica parado na garagem e que está sem bateria, com os pneus ruins, com a pintura do teto desgastada, entre outras coisas.
            A conversa começou suave, com ele falando sobre o trabalho e apresentando os motivos pelo qual estava interessado no automóvel. Ela, por sua vez, não falava nada, só ouvia.
            Depois, finalmente, perguntou quanto estava o valor de mercado do FIAT. Conversa vai, conversa vem... Ela saiu! Foi para sua casa e telefonou para um outro primo, o qual "carinhosamente" apelidei de Brad Pitt da Pavuna. 
            Após alguns minutos, retornou dissendo que o "Brad" informou o valor de mercado do carro e que ele poderia consertá-lo e que custaria X. Olha, foi uma "embromation"... 
            Resumindo...
            Foi uma decepção total!!! Pois, a prima não vendeu o carro e não se pronunciou quanto a isso.  
            Covarde!!! A palavra que a define é essa.
           Senti raiva, mágoa, fiquei "passada", "chocada", abismada e muito, muito decepcionada com a atitude dela. Pois, uma pessoa que "cria", pega no colo, mima uma criança e, no momento que esse ser (hoje um adulto) mais precisa... Nada!
            Pois é, muitas vezes, acabamos nos decepcionando com pessoas que acreditávamos que torciam por nós. Mas, a vida é boa demais para carregarmos sentimentos ruins. Então, o melhor mesmo é levantar a cabeça e seguir adiante... esbarrando, enfrentando e ultrapassando os obstáculos que aparecerem pelo caminho.